Este blog foi criado para homenagear e resgatar a memória de um dos mais importantes profissionais na área editorial.
Sua contribuição no campo da ilustração foi modesta em termos de quantidade, mas enorme na qualidade e no nível técnico que seus trabalhos alcançaram.
Importante figura na nacionalização dos quadrinhos brasileiros, foi um dos organizadores da famosa 1ª Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos, em 1951.
Capas e ilustrações realizadas por Miguel Penteado são muito raras e difíceis de encontrar, por esse motivo, gostaria de pedir a colaboração dos amigos com o envio de material para este blog, tornando assim esta homenagem digna do talento e do quilate deste importante profissional.

Fabio Moraes

CAPAS DE TERROR - GRÁFICA E EDITORA PENTEADO

*Esta capa autografada foi um presente do próprio Miguel Penteado quando o visitei em sua casa na cidade de Mongaguá, litoral paulista, em 1991.


























Acervo Fabio Moraes

4 comentários:

  1. Muito bacana a idéia de prestigiar esse grande artista. Pra mim foi um dos melhores editores que tivemos (tá no grupo dos bons: Ota, Seto e Franco de Rosa).
    Mas acho que seria ainda melhor se o material interno das revistas fossem disponibilizados também. Não é justo que esse material caia no esquecimento. Duvido muito que algum editor se interesse em relançá-lo por aqui. Sendo assim, lançar o material em scan não vai prejudicar ninguém, vai é ajudar a firmar os nomes dos artistas que fizeram aqueles trabalhos, inclusive fora do Brasil.
    Pensem no assunto com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Parabens por mais este maravilhoso Blog, Fabio. Estou doido, como o o HQ Point, para ver os miolos das revistas! Vou divulgar... Grande abraco

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela iniciativa, esse é um profissional que merece muito ser homenageado.

    ResponderExcluir
  4. Antes de tudo, parabéns pela iniciativa de homenagear e divulgar Miguel Penteado, a quem sempre admirei pelos seus trabalhos. Tenho 11 capas dele
    em revistas de 1952/1953/1954.
    3 delas estão aqui na sua mostra, mas as minhas são de revistas mais antigas. Mandei hoje uma mensagem por e.mail e espero uma resposta para eu poder colaborar. O meu e-mail que uso de verdade é o fernandohomem55@hotmail.com

    ResponderExcluir